O III Encontro Nacional das Comissões de Odontologia Hospitalar dos CROs foi realizado com sucesso na última sexta-feira, 14 de junho, em Natal, reunindo na capital potiguar representantes de 22 estados.

A Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-RN foi a organizadora do evento, com o apoio do Conselho Federal de Odontologia, representado no encontro pelo conselheiro Federal Eimar Lopes de Oliveira.

O Conselheiro Federal disse aos representantes das comissões que o CFO apoia a luta das comissões regionais pelo crescimento da Odontologia Hospitalar no país. Segundo Eimar Lopes, o presidente do CFO, Airton Morilhas Rodrigues, entende a importância da OH e a autarquia está aberta as discussões para a inserção dos cirurgiões-dentistas nos hospitais públicos e particulares.

Para o presidente do CRO-RN, Jaldir Cortez, o evento foi um sucesso pela participação de todos e agradeceu o presidente do CFO pelo apoio na realização deste encontro.

Os pontos das discussões em Natal dos representantes das comissões de Odontologia Hospitalar dos CROs foram:

1) Apresentação dos resultados da reunião entre o CFO e os representantes Regionais das comissões em abril último;

2) Definição de que a participação de representantes de demais entidades, no IV Encontro das Comissões (em São Paulo) será permitida, porém com direito apenas a voz (sem direito a voto).

3) Definição de que a Odontologia Hospitalar deverá ser uma área de atuação da Odontologia e não uma nova especialidade, sendo desenvolvida para engrandecer a Odontologia e as especialidades já existentes;

4) Definição de que os critérios para inserção da Odontologia Hospitalar nos cursos de graduação e pós-graduação devem ser sugeridos em parceria com o MEC;

5) Deve ser definida uma entidade odontológica (existente ou a ser fundada) para o reconhecimento e regulamentação dos profissionais a atuar na área da Odontologia Hospitalar nos moldes de certificação ou selo de qualidade;

6) Definição de que os representantes regionais das Comissões estaduais de Odontologia Hospitalar dos CROs constituirão um grupo de trabalho para discutir com o CFO e os CROs estratégias para a eficácia da RDC-7 e RDC-50 da ANVISA e demais leis municipais ou projetos de lei referentes a Odontologia Hospitalar;

7) Definição de que o IV Encontro Nacional das Comissões de Odontologia Hospitalar dos CROs será em São Paulo, previsto para novembro ou dezembro de 2013, e com a duração de 2 dias.

8) Finalmente, a assembleia se manifestou contrária a criação, no presente momento, de certificações de cirurgiões-dentistas, por entidades médicas ou multiprofissionais, para a atuação em ambiente hospitalar.

O texto acima contém adaptações ao texto original do link: http://www.crorn.org.br/noticias/ver/541