O 1º Encontro de Odontologia da SOTIERJ foi um sucesso além de todas expectativas. Se quantidade de participantes pode ser considerado critério de sucesso, foram 140 inscrições realizadas previamente e mais 40 no dia. Juntando todos participantes, palestrantes e convidados tivemos aproximadamente 200 cirurgiões dentistas, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde presentes.

Se qualidade de apresentações também pode ser critério de sucesso, este não ficou devendo. Pois, além da atuação em CTI, o evento também contemplou a importância da Odontologia em enfermarias, ambulatórios e centro cirúrgico, além de discutir diversos protocolos em inúmeras parcerias da Odontologia com os outros segmentos da saúde.

E selou definitivamente o papel de relevância que a área da Odontologia Hospitalar e a saúde bucal representam para os profissionais e principais entidades da saúde no estado do RJ.

Abaixo alguns momentos do encontro:

Discurso de Abertura (Paulo Pimentel)

A Odontologia hoje é uma profissão que quer reconstruir a sua história. Nota-se este desejo de mudança no semblante e nas atitudes de todos aqui presentes. Não que sua história não seja repleta de grandes conquistas e vitórias. Mas as exigências das novas demandas da saúde baseada em evidências, são tão relevantes para a necessidade da saúde bucal, para a integração multiprofissional do cirurgião dentista e para sua atuação no meio hospitalar, que torna-se necessária esta urgente e bem vinda mudança de paradigma.

Agradeço à SOTIERJ e ao seu presidente, o doutor Jorge Eduardo Pinto, pela criação do departamento de Odontologia e por acreditar que a nossa força, representada pelo sucesso deste encontro, é diretamente proporcional a capacidade que temos de ajudar a melhorar a saúde dos pacientes em condições graves.

Agradeço ao apoio do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro e ao seu presidente, o Dr. Afonso Rocha, por ter compreendido que o Grupo de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar que o auxilia tem o compromisso de zelar pelo nome da profissão e desbravar, com consciência, ética, atitude e maturidade este complexo segmento de trabalho.

Agradeço à ABORJ, a casa do dentista fluminense, que com sua ampla capacidade de repercussão facilitou a divulgação deste encontro.

Agradeço aos expositores e patrocinadores que nos fazem ter fé que nossa luta é viável e justifica o investimento.

Agradeço às colegas Ana Chor e Luciana Teles que ajudaram a organizar este encontro e aos funcionários da SOTIERJ, CRORJ e ABORJ pela parceria e paciência nas infinitas trocas de email. O que me faz lembrar de agradecer também ao sábio e abnegado inventor do smart phone.

Espero que todos tenhamos um dia agradável aqui no CBC e que este encontro possa mostrar oportunidades, caminhos e perspectivas novas de crescimento pessoal, profissional e, porque não, humanístico a todos aqui presentes.

Em nome do departamento de odontologia da SOTIERJ, sejam bem vindos e curtam.

Imagens

 

Da esquerda para direita, Jorge Eduardo Pinto, Presidente da SOTIERJ, Paulo Pimentel, Diretor do Departamento de Odontologia da SOTIERJ, Vera Fonseca, Vice-Presidente do CREMERJ e Afonso Rocha, Presidente do CRORJ