ATA DA REUNIÃO DA COMISSÃO DE OH-MO DO CRO-RJ E GRUPO DE MEDICINA ORAL E ODONTOLOGIA HOSPITALAR – RJ REALIZADA NO CRORJ REFRENTE A 3ª REUNIÃO DO ANO DE 2012 REALIZADA EM 14 DE MARÇO DE 2012 ÁS 18:00H.

Ao 14º dia do mês de março do corrente ano, às 18h00min, reuniram-se os colegas membros do GMOH-RJ e Comissão de OH-MO do CRO-RJ e demais interessados na referida área, conforme assinaturas no termo de presença, visto que foram convocados em tempo hábil, através de Edital de Convocação enviado por e-mail e postado no blog da Medicina Oral aos senhores para deliberarem sobre os seguintes itens:

1º ITEM: LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA ANTERIOR.

Foi lida e aprovada a ata da reunião de 08 de Fevereiro de 2012.

2º ITEM: APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS DO SUBGRUPO INICIATIVA PRIVADA

O Dr Paulo Pimentel deu inicio a reunião às 18h22min e as atividades em pauta, notificando que em virtude da não Apresentação das Propostas do Subgrupo Iniciativa Privada e conforme ficou acordado e aprovado pelo grupo na Ata de Fevereiro se caso não ocorresse mais uma vez Apresentação das Propostas do referido subgrupo haveria necessidade de mudança de membros no referido Subgrupo. Portanto, na próxima reunião será discutido o assunto e consequente abertura para futuros colegas interessados para compor este importante Subgrupo.

Com a finalidade de dar seguimento às propostas dos subgrupos foi aprovada a apresentação do Subgrupo Sub Científica formada pelos colegas: Dr. Heliton Spindola, Dr. Paulo Moreira e Dra. Ana Chor na próxima reunião, digo,11/04/12.

3º ITEM: ASSUNTOS GERAIS.

1ºassunto: Em virtude de algumas dúvidas que ocorreram devido à mudança da 1ª quarta para a 2ª quarta de cada mês nas reuniões do GMOH-RJ, foi explicado que foi em virtude do começo das reuniões em 2012 na 2ª quarta do mês de Janeiro devido às festas de fim de ano e da proximidade das primeiras quartas-feiras em alguns meses com feriados e alguns prolongados como, por exemplo, a Semana Santa em Abril. Segue abaixo o calendário das próximas reuniões de 2012, ressaltando que as mesmas foram assentadas na ata de janeiro deste ano. Seguem as datas para registro: ABRIL – 11/04/12; MAIO – 09/05/12; JUNHO – 13/06/12; JULHO – 11/07/12; AGOSTO – 08/08/12; SETEMBRO – 12/09/12; OUTUBRO – 10/10/12; NOVEMBRO – 07/11/12; DEZEMBRO – 12/12/12.

2º assunto: Em termos de Encontros Científicos, foi lembrada a proximidade da I Jornada de Odontologia Oncológica do INCA 2012 que será realizada nos dias 18 e 19 de Abril de 2012 que segue a programação e que será o 1º evento do ano, bastando acessar o link: https://inscricaoonline.inca.gov.br/ie_eventos/eventos_hotsite.asp?id=342&id_idioma=&id_conteudo=1026

3º assunto: Foi comunicado com muita satisfação e alegria a publicação do livro Medicina Bucal A Prática da Odontologia Hospitalar dos autores Paulo Sérgio da Silva Santos e Luiz Alberto Valente Soares Junior, livro este de grande importância, pois trata do cuidado com a saúde bucal do paciente no ambiente hospitalar que exige do cirur­gião-dentista uma intervenção mais abrangente e, ao mesmo tempo, diferenciada, voltada para os procedimentos clínicos e emergenciais, no diagnóstico de lesões bucais e no manejo de pacientes que requerem cuidados especiais em interação com toda a equipe multidisciplinar existente nos hospitais.

O Dr. Paulo Sérgio Santos deu a notícia que foi fundado o departamento de Odontologia na Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos.

4º assunto: RELAÇÃO COM OS DEMAIS ESTADOS

Foi comunicado que o Dr. Paulo Sérgio Santos palestrou no CRO-BA e que na oportunidade fez contato com colegas do Espírito Santo para que entrassem em contato com a comissão de OH-MO do CRO-RJ visando a criação de nova comissão neste estado. Também foi informado o contato de colegas do CRO-SE visando a criação de mais outra comissão.

Foi notificado que a comissão do Pará solicitou uma palestra a ser combinada para maio de 2012.

Foi informado que o presidente do CRO-MG, Dr. Arnaldo Garrocho, no CIOSP em janeiro, solicitou um encontro das comissões de MO-OH, encontro este que será agendado em Belo Horizonte ainda no 1º semestre. Tal encontro no entendimento do grupo é muito importante em virtude da proximidade da ANEO quando estratégias precisam ser elaboradas para que os objetivos e projetos idealizados sejam alcançados.

5º assunto: O Dr. Paulo Pimentel notificou que postou no blog da Medicina Oral, uma sugestão de protocolo de atuação da Odontologia no CTI criado para o Curso de MO-OH do HFSE em 2011. Para receber o protocolo é solicitado aos interessados que enviem e-mail para [email protected]contendo nome, CRO, local de atuação (cidade), hospital (se houver) e telefone.

6º assunto: Foi sugerido com a finalidade de divulgação das nossas metas em virtude da proximidade da ANEO que os membros do grupo escrevessem sobre suas ideias, posições e que tais propostas seriam postadas no blog da Medicina Oral. O colega Dr. Jorge Barbosa Pinto falou que escreveria um texto onde o mesmo foi postado no dia 18/03/12 intitulado “A Odontologia Hospitalar e a ANEO”. Para leitura, segue o link do mesmo: https://www.medicinaoral.org/2012/03/18/odontologia-hospitalar-e-a-aneo/

7º assunto: Em decorrência da solicitação dos colegas na reunião de fevereiro sobre o assunto inserção da Comissão no site do CRORJ foi perguntado pela colega, Dra. Marilia Vilela, se já havia alguma posição sobre o assunto, no que nos foi passado no momento pelos membros presentes da comissão, Drs. Paulo Pimentel e Jorge Barbosa Pinto dizendo que já haviam enviado e-mail para o Dr. Afonso Rocha solicitando a referida inserção.

8º assunto: Voltando ao assunto “Subcomissão Inciativa Privada”, o Dr. Jorge Barbosa deu como sugestões para assuntos para a próxima reunião:

– APRESENTAÇÃO DO CALENDÁRIO PELO SUBGRUPO SUBCIENTÍFICA, VISANDO INCLUSIVE EVENTOS NO ODONTORIO E ENCONTROS SATÉLITES.

– NOMEAÇÃO DE UMA NOVA SUBCOMISSÃO INICIATIVA PRIVADA QUE ELABORE PROPOSTAS DE TABELAS DE PROCEDIMENTOS E VALORES PARA QUE SEJA APRESENTADO ÁS INSTITUIÇÕES PRIVADAS COM FOCO NA ODONTOLOGIA HOSPITALAR.

9º assunto: Foi apresentado o Convite de Posse da Diretoria da SOTIERJ – biênio 2012/2013 enviado pela SOTIERJ, a ser realizada no dia 27/03/12 às 19h30min, convite este extensivo a todos os presentes.

10º assunto: Registre-se a presença do Dr. Alberto Moreira que citou trabalho de monografia em andamento que valoriza a Medicina Oral e Odontologia Hospitalar. E também da Dra. Luzia Mitsuuchi que citou a dificuldade de implantação da Odontologia Hospitalar em rede de hospitais privados do Rio de Janeiro.

______________________

Nada mais havendo atratar, foi encerrada a reunião às 20h16min notificando que a próxima reunião se dará em 11/04/12, quarta-feira, às 18h00min na sede do CRORJ, agradecendo dede já sua atenção e presença.

Atenciosamente,

Coordenação do GMOH-RJ e Comissão de OH-MO do CRO-RJ