Recebi hoje a dica dos Profs. Juliana Stuginsky e José Luiz Peixoto Fº sobre a publicação deste trabalho. Acredito que seja consequência da pesquisa realizada durante o Congresso Europeu de Medicina Oral e divulgada aqui no ano passado.

____________

OBJETIVOS: O objetivo deste estudo preliminar foi investigar a formação na pós-graduação de Medicina Oral em todo o mundo e começar a identificar os requisitos mínimos e / ou conteúdo básico para um currículo internacional em Medicina Oral.

MATERIAIS E MÉTODOS: Os países onde há programas de pós-graduação em Medicina Oral oram identificados por um grupo de trabalho. Foram enviados e-mails convidando os participantes a completar um questionário on-line sobre o âmbito da formação de pós-graduação em Medicina Oral nos seus respectivos países.

RESULTADOS: Foram recebidas 69 respostas de um total de 37 países. Desses, 22 países, foram identificados como tendo programas de pós-graduação em Medicina Oral em um campo distinto de estudo, e serviram como grupo de estudo. Enquanto há atualmente uma variação considerável entre os parâmetros de formação de pós-graduação em Medicina Oral , há uma considerável congruência no conteúdo dos manuais clínicos de Medicina Oral. Por exemplo, todos os programas de formação responderam que avaliam a competência no diagnóstico e gestão das doenças da mucosa bucal.

CONCLUSÕES: Este estudo preliminar mostra a primeira prova internacional sobre programas de pós-graduação em Medicina Oral, a partir do qual as recomendações para um currículo internacional poderá ser iniciada. É através de uma iniciativa desse tipo que um programa básico universal de pós-graduação em Medicina Oral pode se tornar viável.

Veja o artigo na íntegra em Oral Disease (2011) 17 (Suppl. 1), 95-98